Pâncreas Artificial
FDA aprova o modelo de PÂNCREAS ARTIFICIAL desenvolvido pela Universidade de Virginia.
No dia 02/01/2020 foi publicado no site da Universidade da Virginia (UVA Health System), nos Estados Unidos, que o FDA (Food Drug Administration) aprovou o modelo de sistema de pâncreas artificial desenvolvido pela UVA após 1 década de pesquisa realizada no Centro de Tecnologia para diabetes da universidade.
O sistema de pâncreas artificial foi chamado de CONTROL-IQ foi fabricado pela Tandem® Diabetes Care e o sensor de medição contínua de glicose (CGM) foi fabricado pela Dexcom®. O Sistema libera a insulina automaticamente conforme a necessidade, sem que seja necessário medir a glicemia capilar várias vezes ao dia ou que sejam feitas várias aplicações de insulina através de injeções.
A bomba é programada através de um algoritmo desenvolvido pela UVA que usa as informações do monitoramento da glicemia do paciente para ajustar automaticamente a dosagem de insulina.
A aprovação do FDA segue o resultado de um estudo clínico multicêntrico publicado na revista New England Journal of Medicine que constatou que o novo sistema de pâncreas artificial era mais eficaz do que nas bombas em que a insulina é manualmente ajustada ao longo do dia. Observou-se que os pacientes que usaram o novo sistema permaneceram com a glicemia por mais tempo no intervalo alvo, comparado aos pacientes que usaram a terapia com bomba de ajuste não automático de insulina.
Referência bibliográfica:
https://newsroom.uvahealth.com/…/fda-approves-uva-develope…/
Créditos de imagem: Tandem® Diabetes Care
www.draericaalves.com.br